O que são tipos primitivos? (parte I)
A. String
Imagine que o Python seja um sistema e uma informação ou um dado vai entrar dentro deste ambiente, então é necessário que a natureza deste elemento seja identificada a partir daí todas as operações e manipulações destinadas a esta classificação ficam disponíveis para que possamos trabalhar. Por exemplo, digamos que você deseje efetuar a operação 4 + 5, em grosso modo 4, 5 são objetos ou string, ou simplesmente algo que está ali, e sinal de mais junta (ou concatena) então poderíamos ter como resultado 45, decepcionante!
Assim uma string é um caracter, pode ser uma letra, um número ou um símbolo como'@'. Funcionando dentro de um texto. As string devem ser colocadas sempre entre aspas. O manejo das aspas nestas operação será melhor explicado durante as aula. Por enquanto, vamos usar aspas simples.
O mais legal é que as strings podem ser contadas e para isso temos a função len(). Vejamos por exemplo um e-mail, gemeli@gmail.com.
Os espaços ocupados são contados a partir do ZERO e não do 1 (UM).
Note que o len() devolve um número inteiro positivo objeto de uma contagem. Então podemos somar com outros resultados. O sinal (+) possuem aqui a função de concatenar strings.
No entanto, como len() retorna um número inteiro e dentro deste contexto (+) volta a ser nosso conhecido sinal de "mais" da operação da adição. Veja len(nome) retorna 6, len(empresa) retorna 9, e somamos 1 que é o símbolo '@'. Totalizando 16 caracteres.
O que são tipos primitivos? (parte II)
B. int
O nome int refere-se ao tipo inteiro ou ao elementos do conjunto dos números inteiro Z = {...,-3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, ...}
Quando um tipo é caracterizado desta forma todas as operações e regras das operações matemáticas entra em vigor. Com eles temos a adição, a subtração, a multiplicação, divisão, a divisão inteira e o módulo. Todas serão trabalhadas nas aulas.
Por falar em matamática, o sinal de igual em Python é ==. O sinal = representa atribuição de variável. Ainda temos === que envolve o tipo do valor. Serão trabalhados situações em que ele serão utilizados conforme o contexto.
Para que um dado entre no sistema é necessário utilizar a função nativa input(), o dado então pode ser alocado em uma variável.
Com isso em mente vamos resolver aquele problema do 4 + 5. Como vimos desta forma pode ocorrer o aparecimento de 45. Pois se 4 e 5 forem tratados como strings, então o sinal (+) vai concatenar ou juntar.
Mas não queremos isto. Queremos tratar 4 e 5 como números inteiros.
O que são tipos primitivos? (parte II)
C. str - conclusão
String. Strings são sequências de caracteres ou cadeia de caracteres. Aqui se enquadram os símbolos, letras e textos, que devem ser colocados entre aspas duplas ou simples.
Vejamos um exemplo
Os operadores + (adição) e * (multiplicação) podem ser usados com strings com os significados seguintes:
+ é uma concatenação de strings
* é uma repetição de strings
Exemplo de uso das operações com strings contidas nas variáveis, primeiro vamos declará-las
Agora vamos usar primeiral o sinal de '+' também chamado de concatenação de strings
Saída
Agora vamos trabalhar a operação da multiplicação
Saída
A contagem dos elementos em uma string é feito conforme a tabela abaixo
D. Float
Aqui estão os números com casas decimais finitas, representados por ponto. São exemplos:
3.14
2.718
Incluindo os negativos como em -2.718. Note que eles podem aparecer em operações matemáticas mais complexas como raiz quadrada, cúbica, logatímio e etc. O sistema é capaz de identificar tal situação teste o código abaixo.
Nota. Os tipos complexos serão tratados em momento oportuno
E. Boolean - bool
Dentro da lógica proposicional apenas dois valores são possíveis: True ou False.
Mundo informatizado
Em um mundo em que governos e mídias desejam cada vez mais interferir e fiscalizar cidadãos através da tecnologia para ditar comportamentos e estabelecer a dominação hipnótica de uma realidade alienante desconhecer a como funciona as máquinas e seus comandos já não se trata de uma questão de ser programador ou não...mas de liberdade!
Adquirir conhecimentos avançados em programação permitir uma outra liberdade...a financeira! Trabalhar por conta própria sem vínculos empregatícios desgastantes. Assim trabalhar no conforto de casa sem grandes deslocamentos, sem o aborrecimento diários com colegas de trabalhos e outros infortúnios posso lhe garantir que a programação liberta.
Experiência internacional. O Brazil além do seu declínio moral se aproxima de uma bomba financeira sem precedentes, então é importante se aproximar da zona do euro.